Caros colegas,
Saí hoje da Assembléia do Comando de Greve convicta de que se os estudantes não tomarem frente nessa situação e continuarem a crer que a greve é dos professores ou dos técnicos, além da ruptura institucional entre docentes e técnicos teremos o desfacelamento da educação pública oferecida nos IF's. Educação esta que estão fazendo gato e sapato sem que nós, os 'beneficiados" se quer nos pronuciemos. Não precisamos de tutores, mas de educadores, portanto tomemos de uma vez por todas nosso lugar nessa e em qualquer situação que nos diga respeito, somos NÓS quem fazemos nosso Protagonismo Institucional e decidimos ou não usar nossa autonomia. Nós como cidadãos é que delegamos através do voto quem administra o estado, e através da voz controlamos SIM a qualidade dessa administração. Não deixemos que a greve, instrumento légitmo de lutas por direito, se torne uma arena de brigas sindicalistas, grupistas e partidárias, não aceitemos mais PARTDOS, queremos INTEIRO! E a educação não é só docente, só técnico, só discente. É tudo isso e mais os movimentos sociais, pra quê a educação, se não para atuar nos diversos âmbitos sociais? Somos TODOS NÓS, com demandas específicas sim, mas sobretudo com fim comum, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO. Por que não lutar pela causa do outro? Vivemos sem o outro? Que paradigma estamos criando? Que paradigma precisamos demolir?
Saí hoje da Assembléia do Comando de Greve convicta de que se os estudantes não tomarem frente nessa situação e continuarem a crer que a greve é dos professores ou dos técnicos, além da ruptura institucional entre docentes e técnicos teremos o desfacelamento da educação pública oferecida nos IF's. Educação esta que estão fazendo gato e sapato sem que nós, os 'beneficiados" se quer nos pronuciemos. Não precisamos de tutores, mas de educadores, portanto tomemos de uma vez por todas nosso lugar nessa e em qualquer situação que nos diga respeito, somos NÓS quem fazemos nosso Protagonismo Institucional e decidimos ou não usar nossa autonomia. Nós como cidadãos é que delegamos através do voto quem administra o estado, e através da voz controlamos SIM a qualidade dessa administração. Não deixemos que a greve, instrumento légitmo de lutas por direito, se torne uma arena de brigas sindicalistas, grupistas e partidárias, não aceitemos mais PARTDOS, queremos INTEIRO! E a educação não é só docente, só técnico, só discente. É tudo isso e mais os movimentos sociais, pra quê a educação, se não para atuar nos diversos âmbitos sociais? Somos TODOS NÓS, com demandas específicas sim, mas sobretudo com fim comum, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO. Por que não lutar pela causa do outro? Vivemos sem o outro? Que paradigma estamos criando? Que paradigma precisamos demolir?
"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda".
Paulo Freire
Essa desintegração, esses isolamentos, essas tímidas aproximações, essa vontade de muitas vezes de RECUAR, pra mim são sintomas de abstinência de coletividade, síndrome do anticooperativismo. A boa notícia é que tem cura! Ajudemos-nos nisso! Todos de algum modo fomos ou estamos infectados.
Se não for possível dialogar sobre educação, se não for possivel dialogar sobre melhores condições de ensino, se não for possivel co-construir, cooperar, faço como minha amiga Camila Pontes: Pra que Licencitura em Dança? Pra que educação?
Com esperança e determinação,
Lidiane (Estudante da Licenciatura em Dança - IFB - Campus Brasília)
"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão".
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